Especialmente em tempos de mudanças climáticas tão profundas, o conforto térmico em uma casa é um dos principais pontos para o nosso bem-estar. Afinal, nosso dia a dia está cheio de variações no tempo. Nesse contexto, contar com tecnologias e técnicas que mantenham a temperatura estável é essencial para o conforto dentro das moradias.
Segundo a definição da American Society of Heating, Refrigerating, and Air-Conditioning Engineers, o termo é “Uma condição mental que expressa satisfação com as condições avaliadas de forma subjetiva pelo indivíduo”. Ou seja, é necessária uma personalização própria na sua residência para a comodidade certa.
Mas afinal, como podemos contornar essa problemática? Existem formas de manter a temperatura da sua casa sempre com clima agradável? Nesse artigo, vamos responder essas e outras dúvidas sobre o assunto e te ajudar a melhorar o ambiente da sua casa.
Siga a leitura!
Riscos de desequilíbrio térmico
Existem muitos problemas que podem ser originados pelo desequilíbrio térmico. Desde os mais brandos até os mais graves. Primeiramente, podemos destacar os problemas físicos que um espaço muito frio ou quente traz:
- Dores de cabeça;
- Problemas respiratórios;
- Fraqueza muscular;
- Desidratação.
Além desses riscos, também citamos as complicações psicológicos, muitas vezes tão preocupantes quanto os sintomas anteriores. Uma casa sem conforto térmico pode gerar:
- Estresse e irritabilidade;
- Ansiedade;
- Insônia;
- Dificuldade de concentração.
Benefícios do conforto térmico no apartamento
O tópico anterior nos mostrou que a falta de conforto térmico traz muito mais que um simples incômodo. Mas afinal, quais são os benefícios alcançados ao adotar essa condição, frente a tantas soluções de arquitetura existentes? Veja mais abaixo!
Temperatura ideal para você!
Independente do clima que você goste, fato é que uma casa que trabalha seu ambiente trará o bem-estar e o equilíbrio necessário para viver bem. Assim, sofrer por temperaturas muito altas ou baixas ficará no passado.
Melhoria na saúde emocional
Sentir diferenças de temperaturas bruscas ao longo do tempo pode trazer sérios desequilíbrios emocionais. Afinal, ninguém gosta de passar horas em um ambiente com atmosferas extremas. Nesse contexto, o conforto térmico garantirá a estabilidade psicológica dos residentes.
Ambiente mais bonito e sofisticado
Um ambiente exposto aos picos ou quedas de climas pode apresentar problemas até mesmo na sua arquitetura, como fungos e infiltrações, por exemplo. Considerando esse fato, uma casa eficiente não sofrerá com essas questões.
Invista na iluminação!
Por fim, a luz da sua residência também é um assunto que está intrinsecamente ligado com o conforto térmico. Problemas nesse fator podem fazer com que o morador feche as janelas da casa, contribuindo para o calor.
Sendo assim, é fundamental priorizar uma boa estratégia de iluminação na casa. O mais recomendado é valorizar o natural o máximo possível. Dessa forma, você estará poupando energia e economizando dinheiro no fim do mês. Todos saem ganhando!
O que achou da ideia de optar pelo conforto térmico dentro de seu apartamento? O Lemme, breve lançamento da Bidese, tem essa preocupação. Por isso, seu Projeto de Consultoria em Construção Sustentável foi realizado pela Bloco Base, que busca sempre atrelar construções sustentáveis com a eficiência energética das unidades e áreas comuns.
Gostou desse artigo? No blog da Bidese, você encontra mais conteúdos sobre conforto para sua moradia e muitos outros assuntos sobre o mundo da arquitetura. Acesse o link e venha explorar!