Sabe aquele ambiente que, só de entrar, você já consegue se sentir bem? Muito provavelmente esse espaço foi projetado com a visão da arquitetura do bem-estar, que visa a criação de projetos pensados em oferecer o máximo de conforto, saúde e, claro, bem-estar.
Esse tipo de arquitetura entende que fatores como iluminação, conforto térmico e passagens de ar, por exemplo, influenciam diretamente a saúde de quem frequenta o local. Com isso em mente, vamos te apresentar aqui as principais características da arquitetura do bem-estar para guiar a sua escolha na hora de investir em um imóvel.
Os segredos do bem-estar
Conforto e Sustentabilidade
Iluminação natural
A iluminação natural é um dos pilares fundamentais do bem-estar, pois a luz solar desempenha um papel essencial na saúde física e mental. Ela contribui para o aumento da produção de serotonina, um hormônio regulador do humor, e também ajuda a manter os níveis de concentração ao longo do dia.
Ao priorizar a luz natural em detrimento da iluminação artificial, os espaços buscam não apenas promover benefícios para a saúde, mas também reduzir o impacto ambiental, diminuindo a demanda por energia elétrica.
Ventilação natural
Assim como a iluminação, a ventilação também é um pilar essencial no bem-estar. A ventilação natural consiste em permitir a circulação de ar do ambiente externo para o interno por meio de processos naturais, sem a necessidade de recorrer a sistemas tecnológicos, como é o caso do ar-condicionado, por exemplo.
Os empreendimentos da Bidese, como o Lemme e o Zen, foram planejados para terem o máximo de conforto térmico e lumínico em todas as estações do ano, proporcionando mais saúde e bem-estar aos moradores.
Decoração e redução do estresse
Cores neutras
É muito comum encontrar cores mais neutras em espaços pensados para o bem-estar, como o branco e tons amadeirados, que despertam sensações de aconchego e acolhimento.
Tons suaves de cores neutras, como bege e cinza, podem criar uma atmosfera tranquila e relaxante. Eles são ideais para quartos, salas de estar e outros espaços onde se busca uma sensação de calma e serenidade.
Projeto de Interiores: Escritório Boscardin Corsi | Edifício Lemme
Texturas
As texturas contribuem para criar uma sensação tátil, visual e emocional em um espaço. Elas podem ser experimentadas através do toque e proporcionar uma sensação física de calor, conforto e aconchego. Materiais como madeira, tecidos macios, tapetes e pedras naturais são superfícies que oferecem diferentes experiências táteis e podem ser exploradas no espaço.
Projeto de Interiores: Giuliano Marchiorato Studio | Edifício Zen
O principal objetivo da arquitetura do bem-estar é trazer como proposta projetos que vão além da estética e funcionalidade, mas que, ao mesmo tempo, promovam saúde e bem-estar aos residentes.
É exatamente esta a proposta dos empreendimentos da Bidese Construtora: levar ainda mais qualidade de vida para a sociedade. Se quiser saber mais sobre o assunto, basta acompanhar nossas redes sociais!